Copiei as explicações de uma brasileira que mora na Itália sobre os tipos de trem. Muito útil.
Regionale (R) – é o pinga-pinga daqui (mas todo mundo usa)
Vantagens – sem duvida o preço, e o fato de os bilhetes não esgotarem, pois nao existe lugar marcado.
Desvantagens – este bilhete de uns meses pra cá não pode mais ser comprado on line, só no guichê ou nas maquinas automáticas das estações, não existem promoções pra este tipo de trem, a viagem é mais demorada (o que não faz diferença se o trecho é curto, mas pode fazer muita se o trecho for longo), bancos desconfortáveis. Não tendo lugar marcado existe o risco de viajar de pé, pois você compra um bilhete que pode ser usado num período de ate 6 meses da data de emissão, porém superlotações são situações excepcionais e só acontecem em idas e voltas de feriadões.
Eurostar – junto com o Regionale, são a grande maioria dos trens italianos. Seria o nosso “executivo”
Vantagens – Existem varias promoções pra este tipo de trem. Viajando em 2, a Tarifa Amica é a mais conveniente, com a qual você obtém 30% de desconto no valor da tabela comprando o bilhete com até 2 semanas de antecedência e 20% até terminarem as quotas com este valor (às vezes tem até o dia da partida). Os bancos são reclináveis (o encosto não deita, você tem q puxar o assento) e maiores do que no Regionale, a viagem e mais rápida. Se ele atrasa mais de meia hora ou o ar condicionado não funciona você pode pedir o reembolso parcial do valor do bilhete (varia de 30 a 50%). Eu, particularmente, se acho um valor que na promoção se aproxime do Regionale, opto pelo Eurostar.
Desvantagens – sem promoção é meio carinho.
Intercity (IC) – estilo Eurostar, porém os trens são mais velhos e a viagem é mais demorada. Só vale a pena se custar menos do e o Eurostar (sim, inexplicavelmente – como muitas coisas na Itália - às vezes, ele custa mais)
Frecciarossa (ES A) – É o trem de alta velocidade (360km/h) mas não cobre ainda muitos destinos, por enquanto só as cidades mais importantes economicamente (Torino-Milano-Bologna-Firenze-Roma-Napoli-Salerno) e tem um custo meio alto. Normalmente é usado por quem viaja a negócios e faz ida e volta no mesmo dia, pra economizar tempo.
Eu comprarei todas as passagens quando estiver lá, parece que o site da trenitalia não permite compras com cartões de crédito que não sejam italianos. Mas pelo menos eu consigo ver pelo site os horários dos trens e alguns preços, para poder planejar as day trips e as viagens mais longas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário